abanca innova

startup program

2021

ABANCA Innova 5ª Edição / 3ª em Portugal

Primeira chamada até 31 Julho 2021

O ABANCA acaba de inaugurar a quinta edição do Programa ABANCA Innova, voltado para qualquer tipo de startup no setor de fintech, insurtech, regtech ou cibersegurança, desde as que estão em estágios iniciais até as mais desenvolvidas. O Programa ABANCA Innova Startup mantém a abordagem de suas quatro edições anteriores, ou seja, acompanhar os empreendedores no processo de desenvolvimento de sua ideia por meio de um amplo programa que culminará em uma prova de conceito que valide seu modelo de negócio.

Como novidade, durante esta quinta edição, haverá dois intensos bootcamps. As startups que apresentarem sua candidatura ao programa até 30 de julho terão a possibilidade de serem selecionadas para participar do primeiro bootcamp, que será realizado durante o mês de setembro. Todas as startups que apresentarem sua candidatura entre 1º de agosto e 7 de novembro, serão consideradas para participar do segundo bootcamp desta quinta edição, que acontecerá em dezembro.

Para se inscrever no programa é necessário preencher o seguinte formulário. A equipe do ABANCA Innova ficará encarregada de estudar cada aplicativo e selecionar as startups que participarão de cada bootcamp.

Bootcamps, masterclasses e o tradicional ‘Fintech Coffee’

Durante cada sessão de treino intensivo ou bootcamp, cada startup realizará até quatro sessões privadas individuais, denominadas 'Rodadas de Mentoring', nas quais participam a equipe promotora do projeto e as áreas de Negócios, Inovação, TI e Investimentos da ABANCA.

O objetivo da sessão da rodada de mentoria com a equipe de Inovação será analisar o design da prova de conceito; No caso da sessão com TI, serão analisadas as necessidades de infraestrutura; Com a área de Investimentos, os custos serão quantificados e com a área de Negócios será analisada a viabilidade entre a proposta de valor do startup e as necessidades da entidade.

Além das rodadas de mentoria, os participantes poderão assistir a diferentes masterclasses e mesas redondas com palestrantes do ecossistema do empreendedorismo nacional. Em edições anteriores do programa, participaram Phillippe Gelix (fundador do Kantox), Fernando Cabello (fundador do Aplázame) e Ana Pérez Sánchez (CMO da Finnovating).

Por fim, serão realizadas as tradicionais sessões de ‘Fintech Coffee’, nas quais os gestores e colaboradores da entidade ficarão encarregados de explicar o funcionamento das diferentes unidades de negócios vinculadas às provas de conceito.

Terminado o bootcamp, com base no feedback gerado pelas áreas de Negócios, Inovação, TI e Investimentos da ABANCA nas rodadas de mentoring, a equipe do ABANCA Innova selecionará as startups que irão implementar a prova de conceito.

O ABANCA Innova é um programa vertical para startups que oferece aos projetos participantes um pacote de suporte destinado a fornecer conhecimentos de gestão, recursos e materiais para fazer crescer a sua Startup. Além disso, entre as startups selecionadas para o programa, as mais interessantes para a entidade serão escolhidas para desenvolvimento e financiamento, quando apropriado, de uma prova de conceito na ABANCA. Essa prova de conceito é um teste real com a entidade, na qual a Startup verá sua ideia materializada e poderá mostrar qual a contribuição de valor da sua proposta para o mercado.

As startups selecionadas no programa participarão de um Bootcamp no qual receberão formação e recursos por meio de palestras e workshops com diferentes especialistas do setor. Além disso, elas terão visibilidade perante as pessoas mais relevantes da entidade. Durante o processo, as startups participarão em conversas fechadas e informais, chamadas Cafés Fintech, com executivos e funcionários da ABANCA, que lhes permitirão conhecer o funcionamento das diferentes áreas.
Entre estas startups participantes, serão escolhidas aquelas que estão mais relacionadas com o negócio do banco e terão a oportunidade de validar sua proposta de valor através da definição e implementação de uma prova de conceito com a entidade.

Durante esse processo piloto, a ABANCA atribuirá um mentor corporativo às startups, relevante para sua área de negócios, cuja missão fundamental é a busca de sinergias da Startup com a empresa, para acompanhá-los durante a definição e implementação da prova de conceito. Junto dessa pessoa, as startups podem adicionar mentores não corporativos (referências em empreendedorismo, investimento, ... e outros atores relevantes do ecossistema) que lhes oferecerão feedback. A equipe da ABANCA Innova realizará com cada Startup eleita, sessões de acompanhamento da evolução da implementação da prova de conceito e a analise dos resultados obtidos durante o piloto.

A ABANCA Innova oferece a possibilidade de receber investimento direto de capital. Para isso, as startups podem participar de diferentes Startup Days da entidade e participar dos principais eventos de investimento do ecossistema nacional de empreendedorismo. Durante o programa, as startups terão acesso a serviços gratuitos (regalias), como o uso de Amazon Web Services, Google Cloud ou ferramentas, entre outros, de marketing digital, comunicação, recursos humanos ou jurídicos.
As startups participantes terão à sua disposição no Centro de Inovação ABANCA Innova em A Coruña, um espaço de trabalho e espaço de inovação onde poderão conviver com profissionais da ABANCA e seu ecossistema de empreendedorismo. Um espaço de Coworking que ajuda a gerar uma atmosfera de partilha de conhecimento e colaborações conjuntas, potenciando as sinergias criadas no espaço. Além disso, a ABANCA Innova organiza eventos e palestras nas quais conhecerá profissionais de destaque com muito a contribuir.

2020

ABANCA Innova 4ª Edição / 2ª em Portugal

30 Setembro 2020

Devido a Covid-19 todas as acções do programa foram feitas através de videoconferencia. Neste One2One exclusivo para as startups Portuguesas foram feitas as apresentações do programa e dos responsaveis ABanca e cada uma das 10 startups fintech Portuguesas participantes fizeram a sua apresentação.

26/30 Outubro 2020

No bootcamp virtual, novamente em videoconferencia e já com todas as 2 startups selecccionadas de Portugal e as restantes de Espanha, foi novamente feita a apresentação alargado do programa e dos vários mentores que acompanharão as startups no POC. Cada mentor na sua area de direcção reuniou com os responsáveis e equipas de cada uma das startups de modo a avaliar as sinergias que levarão a selecção para o POC.

 

2019

ABANCA Innova 3ª Edição / 1ª em Portugal

13 Novembro 2019

Apresentação do programa, na sede do ABanca Portugal, a mais de 20 startups Portuguesas. Pitch das startups a um painel de especialistas do banco. Destas 20 startups foram seleccionadas 5 para o bootcamp a realizar nas instalações ABANCA em A Coruña.

12/13 Dezembro 2019

Do Bootcamp fizeram parte 4 startups fintech portuguesas, que fizeram as suas apresentações e tiveram um programa de mentoria direccionado, apresentado por vários especialistas do banco.

     

Quotes

" O evento da ABANCA INNOVA excedeu as expectativas. Os encontros de startups concentram-se muitas vezes a resolver desafios de ambição desmedida e em conversas estimulantes, com os heads of innovation, mas inconsequentes. Desta vez foi diferente! Não é caso raro, mas é sempre de valorizar quando se quer de facto trabalhar com as startups e promover um ambiente saudável de inovação. De facto, neste evento estávamos nós, as startups, os responsáveis de negócio, os responsáveis de IT e especialistas internos na avaliação de empresas e projectos. Estavam presentes os fornecedores, os clientes, os facilitadores e os financiadores. Todos na mesma sala e a discutir ideias. E todos com o mesmo objectivo em mente: vamos promover pilotos e aprender alguma coisa uns com os outros. Vamos namorar um pouco, conhecermo-nos um pouco melhor. O ambiente de inovação não pode estar fora das organizações e correr em caminho paralelo. A inovação, sobretudo a inovação incremental, nasce de parcerias consequentes. "
- Filipe Charters- DataXL
"... O evento contou com a presença de representantes de diversas estruturas do banco, assim como startups convidadas a apresentarem as suas soluções. Foi um evento muito bem organizado, onde existia um espírito de compromisso e de missão para com o projeto de inovação. Os representantes das diversas áreas de intervenção (Negócio, IT, Investimento, Inovação) demonstraram um conhecimento profundo das soluções que as startups apresentaram, tendo promovido uma mentoria direcionada para que estas pudessem chegar ao Case Study “Abanca” perfeito. Em Portugal, os programas deste tipo são escassos e os que existem (em que tivemos o prazer de participar), aportam um nível menor de envolvimento e compromisso das entidades para com as empresas que promovem soluções inovadoras, o que denota que, aparentemente, não existe uma cultura de inovação, digitalização, progresso, nas instituições análogas com sede no nosso país. "
- Miguel Rangel, ICollector
" O evento foi muito interessante no geral, o que mais teve impacto a meu ver foi a possibilidade de networking e as 4 reuniões individuais com cada projecto. A vontade que o banco tem em inovar e melhorar e largar para trás o passado obscuro de banca-rota é de louvar, tomara que existisse este nível de preocupação nos bancos portugueses... Definitivamente, a nossa comunidade de fintech tem muita força mas falta apoio (quer do governo, quer dos bancos) para que comece a fervilhar, eu assisti ao bootstrap do que se viu no reino unido em 2014 e meetups, conferencias foi o que fez reunir muita malta e começar a criar o colosso que hoje em dia vemos (Revolut, Monzo, etc). Alias uma das coisas mega importantes foi mesmo a criação do Fintech.pt, a meu ver foi um dos momentos em que se viu alguém preocupado em criar união sobre este tema. "
- Artur Goulão, UTrust